sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Profª Sandra Pimentel - Língua Portuguesa


Perfil : Sandra Pimentel

Graduada em Letras
Pós- graduação em Gramática

Aulas de Língua Portuguesa     -    Fundamental II
As aulas são divididas em:
2 aulas de Gramática;
2 aulas de Interpretação;
2 aulas de Redação;


As aulas de Gramática englobam o conteúdo da apostila com exercícios  da própria  apostila , mais exercícios de sistematização dados no caderno ou  xerox, afim de entendê-los e assimilá-los com maior precisão.

As aulas de Interpretação englobam textos da própria apostila, complementados com textos  em  xerox apropriado para a faixa etária , com intuito de compreensão  e apreensão das ideias implícitas e explícitas, a problematização, comparações que o texto aborda.

As aulas de Redação  englobam apresentação dos diferentes tipos de texto e suas características, através de análises dos textos: narração descrição, dissertação. Trabalharemos com contos, crônicas, paráfrases. Para tanto,  os alunos terão que executar várias  pesquisas de História, Geografia, Artes. 

É imprescindível folhas de papel almaço e uma pasta para arquivar os capítulos das narrações. 
Haverá lições de casa. O não cumprimento das lições  implicará na assinatura da pasta da classe e menos nota na sua participação.

Aulas de Língua Portuguesa     -    Ensino Médio
As aulas são divididas em:
2 aulas de Gramática;
2 aulas de Literatura;
2 aulas de Redação;

As aulas de Gramática englobam o conteúdo da apostila com exercícios  da própria  apostila , mais exercícios  do TC que os alunos executarão em sala e estes serão corrigidos , afim de entendê-los e assimilá-los com maior precisão. Para tanto, os alunos deverão estar com o TC  em todas as aulas de Gramática.

As aulas de Literatura  englobam  o contexto histórico- político e social  das escolas literárias , o autor e suas obras,utilizando o presente como principal parâmetro para a compreensão do passado.  Trabalharemos com as  obras literárias que serão abordadas nos próximos vestibulares: 2013, 2014 e 2015. Para tanto, os alunos deverão estar com o TC  em todas as aulas de Redação.

As aulas de Redação  englobam apresentação dos diferentes tipos de texto e suas características, através de análises dos textos: narração descrição, dissertação e exercícios da própria apostila , juntamente com o TC.  . Para tanto, os alunos deverão estar com o TC  em todas as aulas de Redação.

Obs.: Os novos livros divulgados este ano pela Fuvest e Unicamp serão adquiridos pelo próprio aluno, já que o Objetivo não teve tempo hábil para preparar o material.
Como mudaram quatro obras , tentaremos abordá-las da melhor maneira possível, se tivermos tempo hábil.

Livros Unicamp / Usp para vestibular 2013
            A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Fuvest estão divulgando a lista unificada de obras literárias que serão abordadas nos próximos vestibulares: 2013, 2014 e 2015. A lista tem nove obras e já está disponível nesta página. Em relação à anterior, a lista tem quatro alterações. As novas obras incluídas estão destacadas abaixo em negrito.
A Unicamp exige dos candidatos a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras indicadas:
  • Viagens na minha terra – Almeida Garrett;
  • Til – José de Alencar;
  • Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis;
  • O cortiço - Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras - Eça de Queirós;
  • Vidas secas - Graciliano Ramos;
  • Capitães da areia – Jorge Amado;
  • Sentimento do mundo – Carlos Drummond de Andrade.

A Nota de Participação será uma prova em dupla da obra literária  (livros da Fuvest e da Unicamp) lida no bimestre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário