sexta-feira, 15 de março de 2013

Profº Leo Chahad - Língua Portuguesa



Disciplina que leciona: Língua Portuguesa
Graduação: 
  • Bacharel em Letras pela FFLCH/USP – Habilitação em Português e Espanhol;
  • Licenciado em Letras pela FE/USP – Habilitação em Português e Espanhol.
Especialização (Pós, etc.):
  • Mestrado em Linguística aplicada ao ensino de língua materna – FFLCH/USP.
Nível (is) que leciona no colégio e o período: 6º ao 9º anos - Fundamental II (Manhã)

PLANO DE ENSINO ANUAL – LÍNGUA PORTUGUESA
I. Objetivos gerais:
O ensino de Língua Portuguesa objetiva fornecer ao aluno condições para:
  • Desenvolver a habilidade de comunicar-se mais ampla e eficazmente dentro do grupo social;
  • Ajustar-se aos padrões do grupo e dele participar pela aquisição de informações e habilidades aceitas por tal grupo através do domínio da linguagem oral e escrita, em padrões formais (cultos) e informais (coloquiais);
  • Autorrealizar-se pela satisfação pessoal advinda da eficiência na comunicação, na integração e na busca de seus valores ideais;
  • Usar em seus enunciados todo o sistema de transformação que a língua oferece, para que obtenha, além de boa aceitabilidade em seus enunciados, formas novas de expressar-se;
  • Passar da linguagem oral para escrita, predominantemente situada, para a contextual, principalmente escrita, refletindo sobre a lógica e estrutura da linguagem por meio da reflexão sobre aspectos gramaticais da língua;
  • Melhor compreender e valorizar a cultura e o povo brasileiros.

II. Organização das aulas:
As aulas serão organizadas a partir dos eixos temáticos abaixo, presentes na sequência da apostila “Objetivo”.  Serão distribuídas da seguinte forma:
A.   Gêneros Textuais & Produção de Texto (Redação): 3 aulas/semana;
B.   Gramática (Análise e reflexão sobre a língua e linguagem) & Ortografia (sistematização ortográfica dirigida): 2 aulas/semana;
C.   Práticas de Leitura  Orientada: 1 aula/semana.

Objetivos específicos:

A) Gêneros Textuais & Produção de Texto (Redação):
a) Produzir textos de acordo com as condições de produção: função da escrita, gênero do texto, objetivos da produção do texto e interlocutores visados; b) utilizar recursos discursivos e linguísticos que deem  ao texto, de acordo com seu gênero e seus objetivos, organização, unidade, informatividade, coerência, coesão, clareza e concisão; c) utilizar recursos gráficos que orientem adequadamente a leitura e interpretação do interlocutor.
B) Gramática - Análise e reflexão sobre a língua e linguagem:
a) Identificar as variedades da língua portuguesa reconhecendo suas diferenças linguísticas e as regularidades intrínsecas a cada uma, atribuindo-lhes igual valor, rejeitando preconceitos e discriminações; b) reconhecer fatores fundamentais da textualidade e marcas linguísticas que a estabelecem, diferenciadamente em textos orais e escritos; c) reconhecer, comparar, analisar e categorizar fenômenos linguísticos de natureza morfológica e sintática, identificando sua ocorrência diferenciada em função da modalidade (oral ou escrita), do gênero, do registro e da variedade da língua; d) Fazer com que o aluno reconheça, identifique e empregue estruturas pertencentes à forma culta da língua portuguesa, de acordo com a ocasião.

Ortografia (sistematização ortográfica dirigida):
a) Compreender as relações entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico da língua portuguesa; b) desenvolver a habilidade de determinar, com precisão, o significado das palavras, identificando, entre elas, "semelhanças" e "diferenças" pela forma ou pela proximidade semântica, reconhecendo e empregando matizes de significação.
C) Práticas de Leitura  Orientada:
a) Desenvolver sistemática e progressivamente habilidades de leitura, tais como: compreensão, interpretação, inferência, avaliação; b) incentivo à leitura como prazer e lazer; c) desenvolver o hábito e as habilidades de consulta a dicionários; d) Desenvolver estratégias de leitura: índices de previsibilidade, explicitação do conteúdo implícito, levantamento de hipótese, relações de causa e consequência, de temporalidade e espacialidade, transferência, síntese, generalização, tradução de símbolos, relações entre forma e conteúdo etc.; e) identificar e usar adequadamente recursos da língua escrita para registrar discurso direto, indireto e para representar aspectos prosódicos.
III. Metodologias utilizadas durante as aulas:
·         Aulas expositivas;
·         Exercícios orais e escritos de diferentes suportes didáticos: livro didático, apostila e materiais elaborados pelo professor;
·         Uso de diversos suportes midiáticos impressos, visando ao aperfeiçoamento e desenvoltura do aluno na comunicação/expressão escrita;
·         Uso de tecnologias e suportes digitais/audiovisuais, visando ao aperfeiçoamento e desenvoltura do aluno na comunicação/expressão oral;
·         Leitura individual e compartilhada – organização de rodas de leitura e debate;
·         Leitura de livros paradidáticos;
·         Produção de textos;
·         Reescrita de textos;
·         Realização de seminários, exposição de trabalhos, mostras e saraus;
·         Promoção de atividades interdisciplinares/extracurriculares, tais como visita a cinemas, teatros, museus e outros institutos culturais.

Observações importantes:
a) O professor trará textos de gêneros diversos, para leitura em sala de aula, que deverão ser recontados pelos alunos por meio oral ou escrito. Espera-se, com isso, incentivar o hábito da leitura, bem como disciplinar o ouvir, resgatando essa socialização ancestral do ser humano. Nesse sentido, busca-se capacitar o educando a ler com fluência, entonação e pronúncia clara, levando-o a ter a leitura como fonte de entretenimento, formação e informação;
b) Sistematicamente serão aplicadas atividades orais de revisão da matéria, com orientações pré-estabelecidas pelo professor, visando à aquisição do hábito do estudo periódico pelos alunos.

IV. Avaliação:
  • Avaliação contínua, através da observação diária;
  • Participação do aluno;
  • Trabalhos em dupla, grupos e individual;
  • Chamada oral na correção de exercícios;
  • Produção de textos;
  • Avaliações formalizadas;
  • Fichas de leitura;
  • Realização das tarefas de casa;
  • Postura pró-ativa e comportamento em classe – nota de conceito;
  • Autoavaliação.

Composição da média bimestral: (100 pontos)
  1. Prova Mensal (10,0 pontos)  – peso 2
  2. Prova Bimestral (10,0 pontos) – peso 2
  3. Trabalho Bimestral (10,0 pontos)
  4. Portfólio de Redações (10,0 pontos)
  5. Ficha de Leitura/Trabalho ou Avaliação sobre livro paradidático do bimestre (10,0 pontos)
  6. Tarefas (10,0 pontos):
I)       Realizadas no caderno/apostila (5,0 pontos);
II)      Realizadas em casa para entrega (5,0 pontos).
  1. Nota de conceito do professor (10,0 pontos):
I)       Participação em sala: correções/chamadas orais (5,0 pontos);
II)      Postura em sala: Pró-atividade e comportamento [anotação de cartões/ocorrências]* - (5,0 pontos).
  1. Autoavaliação (10,0 pontos).


 

Média Bimestral:  2A + 2B + C + D + E +  F  + G + H
                                                10


*Sobre a anotação de cartões: Consiste na aferição de nota de conceito pelo professor, baseando-se na postura/comportamento do aluno em sala de aula. Tal estratégia fundamenta-se no ditado popular:  “Um é pouco, dois é bom, três é demais...”; nesse sentido, o professor chamará atenção do aluno, no máximo, duas vezes – a partir da terceira (cartão vermelho), é realizada ocorrência disciplinar:
1º)    Advertência verbal (falta leve) – É chamada atenção do aluno sobre sua postura inadequada em sala de aula, tanto no trato com colegas e professor, como na interferência do direito dos demais educandos em aprender;
2º)    Cartão amarelo (2ª falta) – Quando é chamada a atenção do aluno pela 2ª vez;
3º)    Cartão vermelho (3ª falta) – Quando é chamada a atenção do aluno pela 3ª vez. O cartão vermelho implica na elaboração/notificação de ocorrência disciplinar e decréscimo da nota de conceito, aferida pelo professor.
Observação: O aluno que reincidir em cartão vermelho numa mesma semana será encaminhado à Coordenação para diálogo e/ou convocação dos pais/responsáveis.



Sobre elaboração de “portfólio”: As turmas elaborarão um “portfólio” contendo todas as atividades a serem entregues ao professor, para correção. O objetivo deste “portfólio” é reunir todas as produções escritas do aluno, com ênfase às redações, de modo que o professor, os pais e o próprio aluno possam melhor acompanhar a evolução de sua escrita.
Para isso, cada aluno deverá trazer uma pasta com grampo/trilho para guardar as atividades de Língua Portuguesa, de acordo com as cores definidas para cada turma:

·         6º ano: amarela
·         7º ano: azul
·         8º ano: vermelha
·         9º ano: verde

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